Você já ouviu falar dos termos como Fies, Pro Uni ou Educa Mais Brasil or exemplo?
São Sistemas de Financiamento para quem deseja cursar o Ensino Superior na Rede Privada, no entanto não consegue pagar as mensalidades. Mas como funciona cada uma dessas Modalidades de Financiamento?
Fies
O Site do MEC define Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) como "programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001."
Mas quem pode aderir ao Programa do Governo?
Qualquer aluno matriculado em algum curso do Ensino Superior e que teve uma "Avaliação Positiva" nos Processos conduzidos pelo http://portal.mec.gov.br/ O principal deles é o ENEM.
Para saber mais sobre essa importante forma de ajuda do Governo, e que tem beneficiado milhares de alunos em todo o Brasil, acesse o Site do MEC que trata desse assunto.
Mas existem outros modelos de financiamento disponíveis.
ProUni
Assim como o FIES, o PROUNI oferece Bolsas de Estudos integrais e parciais em instituições particulares que ofertam o Ensino Superior no Brasil. Este é mais um programa do Governo intitulado Universidade para Todos, também do MEC.
Para poder participar, o aluno não pode ter cursado nenhuma faculdade, comprovar-se de Baixa Renda, ter obtino no mínimo 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação.
Saiba mais sobre o PROUNI e veja se você se enquadra nesta Modalidade.
Educa Mais Brasil
Diferentemente do FIES e do PROUNE que são Programas do Governo, o programa chamado Educa Mais Brasil é uma parceria entre as Universidades Privadas, para oferecer mais algumas Bolsas de Estudo a alunos que dependem dessas bolsas para estudar. São oferecidas bolsas de até 70% para os cursos de Graduação, no entanto, o benefício se estende também a cursos técnicos, cursos livres, e outros.
Conclusão
Encerramos este artigo com uma reflexão um tanto esdrúxula mas que é a pura realidade. Você já ouviu a frase que diz que No Brasil só não estuda quem não quer? Se olharmos para o tanto de Oportunidades que são disponibilizadas tanto pelo Governo quanto pela Iniciativa privada, percebemos que há bastante verdade nisso. Se alguém dizer que sua vida infantil e na pré adolescência foi uma vida sofrida e que não teve uma sólida Educação Básica para assim ter bons resultados no ENEM, então o que dizer daquelas milhares de pessoas que vieram da roça e conseguiram o financiamento, e consequentemente a sua formação?
Mas é preciso muito esforço, dedicação, unida a uma Enorme vontade de Estudar. Se o indivíduo possuir esses atributos, só o Céu é o seu limite.
E aí? O que achou? Você conhece outra Modalidade de Financiamento no Brasil?
Concorda com a Frase que diz que "No Brasil só não estuda quem não quer"?
Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário